Transcrição de áudio: por que é tão importante?

Transcrição de áudio: por que é tão importante

Você já usou a combinação de teclas CTRL+L (localizar palavras) no Word em um texto longo salvo como docx? Basta digitar a palavra chave desejada na caixa de diálogo que surgirá: pronto! O Word mostra exatamente onde a palavra chave pode ser encontrada. O mesmo não pode se dizer de algum termo específico  contido em um filme, uma entrevista, uma gravação de audiência de tribunal. Será necessário ouvir o áudio todo ou assistir ao vídeo todo para localizar determinado trecho que contenha a o assunto de  interesse. Mas hoje a transcrição de áudio facilita essa busca, e é por isso que ela está se tornando cada vez mais procurada, as pessoas estão descobrindo sua funcionalidade.

Uma entrevista de 2 horas ou uma live de 2 horas no YouTube contém facilmente 18 mil palavras. E para transcrever duas horas de áudio leva dois dias de trabalho de um transcritor experiente e veloz!

Mas hoje a transcrição de 2 horas de áudio pode quase que imediatamente ter suas falas automaticamente transcritas e então se buscar por determinado assunto dentro do vídeo.

Vejo que muitos trabalhos de universidades começam a usar softwares de análise de conteúdo como o Atlas ti. A análise de conteúdo necessáriamente trabalha com palavras em formato de escrita, facilita a análise de concatenação de ideias através de busca de palavras chaves, usando o corpus ali  contido. E esse conteúdo textual pode ser a transcrição de uma entrevista ou a alimentação de textos relacionados com milhões de palavras que podem ser categorizadas.

A transcrição de entrevistas transforma áudios de longas conversas em texto, e esse texto vai conter palavras que são acessíveis ao computador, o aplicativo que vai fazer a análise de dados, informações e conteúdo.

Hoje em dia a transcrição de áudio está sendo realizada também de forma automática, através do uso de inteligência artificial. Aplicativos são capazes de transformar áudio em texto com rapidez. Em poucos minutos se é capaz de fazer uma transcrição automática de horas de áudio e então estabelecer uma série de relações de causa-efeito através de análise textual, o que facilita muito a vida de um pesquisador acadêmico.

O Google, através de recurso de digitação por voz e o YouTube, através da legenda automática, é uma das corporações big tech que está investindo pesado em transcrição de áudio por inteligência artificial. Outras companhias gigantes que estão a transcrever áudios automaticamente são IBM Watson, Microsoft Word e AWS Amazon, entre outros.

Todas elas, além de outras, têm trabalhado bastante no reconhecimento de fala para automatização de negócios;

Quero propor a você  um experimento. Fale sobre qualquer coisa perto de seu smartphone e anúncios sobre o que foi conversado começarão a surgir nas propagandas dos market places quando você estiver navegando pelo mecanismo de buscas do Google Chrome ou Microsoft Bing e, mais recentemente, o Baidu chinês. Você  verá propagandas sobre geladeira, se você  falar que  deseja comprar uma geladeira nova ou sugestões de  viagens se disser que  está pensando em tirar férias em Miami.

Hoje as empresas procuram saber dos hábitos de consumo, das necessidades de seus consumidores, potenciais desejos para mercados futuros, e tudo isso ocorre através da transcrição de áudio por inteligência artificial, que de forma alegadamente inocente coleta os dados de cada dispositivo eletrônico computadorizado que tem conexão com a internet. Com o surgimento do 5G e a internet das coisas, a transcrição de áudio de suas conversas – das minhas conversas também – vão ser cada vez mais frequentes e os computadores saberão identificar quais são nossos gostos pessoais, mais do que talvez as nossas famílias.

Não existe mais intimidade. Tudo o que fazemos está sendo registrado por um grande big data center e está sendo usado na identificação de um perfil de potencial consumidor de produtos e serviços. É uma tremenda ferramenta de marketing, essa xeretagem 7×24.

Cada palavra que é traduzida pelo Google tradutor, cada site visitado e agora, mais recentemente, cada palavra proferida, potencialmente está sendo transcrita, monitorada e sendo usada de alguma forma por grandes corporações.

Facebook, WhatsApp, Telegram. Você realmente acredita que eles não bisbilhotam você e não analisam o conteúdo que você gera, quer através de posts, lives, conversas telefônicas? Eu não confiaria tanto.

Yes, amigos, a era do Big Brother chegou, e a transcrição de áudio definitivamente chegou para ficar. Recebendo milhões de dólares de investimentos anualmente, o reconhecimento de fala, base para a transcrição de áudio, fará parte do zolhudo que fica bisbilhotando até mesmo os murmúrios de quando dormimos, sonhando com algum ser querido e amado. ☺♥

Máquinas transcrevem sim, mas não muito bem

As máquinas estão fazendo transcrição automática, mas não sabem fazer isso muito bem. Você pode usar o WhatsApp e solicitar transcrição automática de suas gravações ou ligações. Mas as palavras transcritas não são pontuadas. Existem também problemas de reconhecimento de fala que os softwares de transcrição automática não reconhecem direito. A estimativa de erros de uma transcrição automática é de 30%, contando a pontuação. Isso para áudios bons, de excelente qualidade. Palavra de transcritor.

Então, sempre vão ser necessárias pelo menos duas revisões humanas, primeiro para entender o texto, e segundo para pontuar corretamente a transcrição. E é isso que nós fazemos, e fazemos bem.

Se você optar pela transcrição automática, a revisão sai por sua conta, e tem ainda o incômodo de aprender como se manuseia cada um dos recursos apresentados.

O www.Transcritor.comypontobr tem profissionais capacitados para as mais diversas finalidades de uma transcrição de áudio:

Transcrição Jurídica é a que mais dá trabalho para nós, pois exige grande acurácia e foge das regras gramaticais e ortográficas. É preciso ter altíssima acuidade e isso requer esforço, tempo, boa vontade e, principalmente, o profissional curtir o que faz. E Transcritor que não gosta de transcrever não vai ser um bom transcritor.

Recentemente, o senhor Paulo, que trabalha com atas notariais me perguntou qual software automático de transcrição usei para fazer o trabalho tão bem. E eu respondi: apenas meus dedos, ouvidos com 9 anos de atividade e muita experiência. É assim que se faz uma transcrição de áudio quase perfeita, de alta qualidade. E tenho dito.

Fazemos transcrição de áudio

Somos transcritores! Trabalhamos com transcrição de áudio para a justiça, transcrição de entrevistas, transcrição de palestras, ouvimos tudo atentamente e transformamos o seu áudio em texto. Consulte! Tem dúvidas? Fale conosco, marque uma hora para falar com nosso gerente de produção. O atendimento é feito em horário bancário comercial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *